Templo Budista Apucarana Nambei Honganji

 

Shinshû Ôtani-Ha Apucarana Nambei Honganji
________________________________________

O Templo Budista Apucarana Nambei Honganji, estabelecido na cidade de Apucarana – Paraná, é uma representação do Templo Higashi Honganji, cuja sede mundial (Honzan) fica em Kyoto no Japão e é por sua vez o Santuário Central da linhagem Ôtani-Ha do Budismo Shin (Jôdo-Shinshû).

No Japão medieval, o Budismo, depois de passar por várias fases históricas onde foi, de certa forma, corrompido pelo poderio governamental e passou a ser uma religião aliada ao estado, que servia como forma de repressão e controle das massas populares, foi restabelecido em suas bases e objetivos mais puros pelo Venerável Mestre Shinran (1173-1262) que não poupou esforços até o final de sua vida na transmissão dos autênticos fundamentos da tradição budista e estabeleceu assim a Verdadeira Escola da Terra Pura (Jôdo-Shinshû).

No Brasil, o Budismo foi trazido inicialmente pelos primeiros imigrantes japoneses no início do século XX, mas foi só após o término da Segunda Guerra Mundial que os primeiros templos budistas receberam autorização para se estabelecerem em território nacional. Dessa forma, o Templo Higashi Honganji estabeleceu sua Missão Sul-Americana na capital de São Paulo e iniciou um trabalho missionário que hoje abrange as principais cidades brasileiras e algumas de países vizinhos na América do Sul.

Nosso templo tem como objetivo a divulgação e a manutenção da Fé e dos ensinamentos budistas, assim como foram transmitidos pelo Buda histórico Sidarta Gautama (Shakyamuni), há quase três mil anos, no norte da Índia e depois se espalharam por todo o mundo.

É nosso desejo que as atividades de nosso templo possam ser como o brilho de uma estrela solitária que indica o rumo certo ao navegante perdido nas ondas do grande oceano.

Leave a Reply