A Verdadeira Escola da Terra Pura

Jôdo Shin Shû, ou A Verdadeira Escola da Terra Pura, é o Budismo tal como ele foi vivenciado pelo Mestre Shinran. Isso não quer dizer, porém, que ela seja apenas uma forma de Budismo baseada em um interesse especial demonstrado por um indivíduo chamado Shinran.

O Budismo é o Caminho Último de Salvação para o homem, que foi indicado há mais de dois mil e seiscentos anos pelo Venerável Instrutor da Humanidade, que foi Shakyamuni, o Buda.

Inclinando seus ouvidos para a Palavra de Buda, Shinran nela conseguiu discernir um inabalável alicerce para fundamentar sua existência como ser humano. Nela obteve a certeza de uma salvação real. Sua própria vida se constituiu, então, numa prova concreta dessa salvação, que se tornou um Grande Caminho Universal colocado ao alcance de toda a humanidade.

O Budismo é o Caminho do Despertar ensinado pelo Buda, pelo Desperto. Despertar para o que? Despertar para a realidade de que somos seres humanos. Através desse despertar conseguimos a realização plena como seres humanos. Assim, o conteúdo concreto da salvação no Budismo nada mais é do que despertar para a realidade humana e alcançar a plena realização dessa realidade. Para dizer isso de uma forma mais íntima, posso dizer que despertamos para a realidade daquilo que nós mesmos somos e assim, alcançamos nossa plena realização.

Nós vivemos com a impressão de que sabemos o que é o homem e de que conhecemos o nosso eu. Entretanto, tal conhecimento não passa de uma construção ilusória e arbitrária de nosso egoísmo e de nossos caprichos.

O Budismo nos chama para despertarmos desse sonho ilusório e para nos reerguermos a partir da realidade de nosso Eu Verdadeiro.

O Venerável Mestre Shinran foi aquele que, inclinando incessantemente seus ouvidos a esse chamado do Budismo, logrou despertar para o conhecimento do incalculável valor da condição humana, vista na sua verdadeira natureza. O conteúdo desse despertar para a natureza real do homem consiste em sentir gratidão pelo fato de se estar vivendo envolvido pela Graça do Voto Original do Buda Amida (O Absoluto Ilimitado). Consiste em tomar consciência do precioso valor de uma vida que deve ser vivida como o cumprimento da missão de corresponder plenamente a essa Graça.

A plena salvação do ser humano está em esgotar as possibilidades de sua existência, vivenciando-a como uma vida preciosa e maravilhosa que lhe foi oferecida. Nisso está a plenitude da religião. Percebendo isso, o Mestre Shinran vislumbrou aí a salvação viva proporcionada pelo Budismo, uma salvação plenamente adequada à situação do ser humano.

Graças a esse seu encontro com o Buda Amida, o Venerável Mestre Shinran despertou para a realidade de sua própria existência como algo vivificado por Amida. Esse despertar é expresso pelo invocar do Sagrado Nome de Amida, a recitação do Nembutsu. Aquele que vive plenamente essa realidade é chamado de “Salvo Através do Nembutsu”.

O Mestre Shinran declarou que “ninguém desperdiça sua vida em vão quando se encontra com o Poder do Voto Original do Buda Amida”.

A vida de alguém desperto pela ação do Voto Original de Amida não pode ser uma vida desprovida de significado.

O Mestre Shinran, através dessa sua experiência concreta, vivenciou o Budismo sob essa forma de uma Verdadeira Escola da Terra Pura (Jôdo-Shin-Shû).