O Templo Budista Apucarana Nambei Honganji mantém atividades regulares com o objetivo de preservar e divulgar a doutrina budista e os ensinamentos do Mestre Shinran, bem como dos Patriarcas Sucessores e Antecessores da Verdadeira Escola da Terra Pura (Jôdo-Shin-Shû) ramo Ôtani, além de preservar a cultura oriental fazendo com que a transmissão desta possa se perpetuar pelas gerações futuras.

Ritos Mensais

Mensalmente o templo realiza dois ritos abertos ao público em geral.

  • Dia 08 de cada mês: Rito de Teirei
    Rito geral, onde os monges e fiéis se reúnem para dar graças ao Buda Amida através da recitação de Sutras e Hinos de Louvor, além de receberem instruções sobre o Dharma, que é transmitido sempre por um monge ou mestre da doutrina.
  • Dia 28 de cada mês: Rito de Gomeiniti
    Rito de Ação de Graças em memória do patriarca fundador de nossa ordem religiosa, o Mestre Shinran, que faleceu no dia 28 de novembro.

Ritos Anuais

Ao longo de todo o ano, o Templo Budista Apucarana Nambei Honganji segue um calendário litúrgico que determina a realização dos seguintes grandes ritos e cerimônias.

  • Shû-Shô-Ê: Rito de Ano Novo
    Todos os anos, a partir do dia 1º ao dia 3 de janeiro (ou durante toda a primeira semana de janeiro) realiza-se o Rito de Ano Novo (Shû-Shô-Ê), onde os fiéis e discípulos do Budismo visitam os templos e ali aproveitam a oportunidade para ouvir o Dharma (os ensinamentos de Buda), refletir sobre a condição atual da vida humana e fazer seus votos para o novo ano que se inicia.
  • Ohigan: Rito de Equinócio
    Tradicionalmente, os Ritos de Ohigan são celebrados duas vezes por ano, por ocasião da entrada da primavera e do outono, ou seja, nos meses de março e de setembro. Portanto, o Ohigan corresponde aos Ritos de Equinócio.
  • Sô-Eitai-Kyô: Rito de Oferecimento Perpétuo de Sutras
  • Hanamatsuri: Rito de Comemoração do Nascimento do Buda Shakyamuni
  • Senbô-sha Tsuitô Hôyô (Imin-Hôyô): Rito em Memória dos Imigrantes Pioneiros
  • Obon: Rito de Finados Budista
  • Hô-On-Kô: Rito de Ação de Graças em Memória do Mestre Shinran
  • Sai-Matsu-Gongyô (Jôya-no-Kane): Rito de Passagem do Ano

Ritos Fúnebres

Ritos de Homenagem Póstuma

A Celebração de Homenagem Póstuma em memória de um ente querido falecido, no Budismo chama-se Hôji ou também pode ser chamada de Butsu-ji e consiste em reunir parentes e amigos e convidar um monge para oficiar a leitura solene dos textos sagrados, os Sutras, diante da imagem do Buda Amida.

Celebração de Casamentos e Bodas Matrimoniais

Cerimônia de apresentação dos recém-nascidos no templo

Cerimônias de Ação de Graças

Palestras e Seminários

Atividades Culturais

Grupos de Estudos de Budismo

Grupos de Treinamento de Ritualística e Recitação de Sutras (Textos Sagrados)